Os dados dos candidatos e eleitores começaram a ser cadastrados nas urnas eletrônicas em Belo Horizonte, em audiência pública, nesta quarta-feira. Foram introduzidos os nomes dos 11 candidatos a prefeito e vice e os dos 1.397 que tentam uma vaga de vereador.
Também foram feitos testes nos equipamentos antes das urnas serem auditadas e lacradas.
Serão usadas 5.078 urnas eletrônicas em Belo Horizonte, sendo 582 de reserva para substituição em caso de algum defeito. De acordo com o TRE, no estado serão 53.208 urnas eletrônicas para 10.323 locais de votação.
Em Minas Gerais, são 75.717 candidatos ao todo. Destes, 2.378 concorrem a prefeito e 70.961 a vereador.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE) também disponibilizou em seu site e na maioria dos cartórios eleitorais a colinha para anotar os números dos candidatos e tornar mais fácil a votação. O material está disponível no link “guia do eleitor”, dentro do site do TRE em PDF.
A Justiça Eleitoral alerta para a necessidade de estar atento à ordem da votação e esperar o nome e a foto do candidato aparecer na tela antes de confirmar o voto. Em 2 de outubro, mais de 15 milhões de eleitores em Minas Gerais vão às urnas para votar em vereador e prefeito.