Na reta final para a eleição municipal, os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte se encontram hoje, às 22h30, para debate na TV Alterosa. Conforme as regras da legislação eleitoral, que prevê a participação de candidatos das coligações com representatividade mínima de 10 cadeiras na Câmara dos Deputados, estarão presentes oito dos 11 concorrentes à PBH.
Participam do debate os candidatos João Leite (PSDB), Alexandre Kalil (PHS), Luis Tibé (PTdoB), Reginaldo Lopes (PT), Délio Malheiros (PSD), Rodrigo Pacheco (PMDB), Marcelo Álvaro Antônio (PR) e Sargento Rodrigues (PDT). Carlini avalia que a eleição deste ano tem a peculiaridade de contar com muitos candidatos, o que divide o tempo que cada um tem para apresentar suas ideias. “Nunca tivemos um debate com tantos candidatos. Por isso a Alterosa decidiu fazer um número maior de blocos e dar tempo maior para que eles falem”, explicou.
O debate terá seis blocos, sendo o primeiro para apresentação das regras do debate e dos próprios candidatos, que terão um minuto para suas falas iniciais. No segundo bloco, os candidatos responderão a perguntas feitas por jornalistas do grupo Diários Associados. Os dois blocos seguintes serão reservados para que os candidatos troquem perguntas entre eles, com direito a réplica e tréplica para cada pergunta.
No quinto bloco, os candidatos respondem às perguntas feitas pelos telespectadores da TV Alterosa e pelos internautas que acompanham as redes sociais da TV Alterosa, dos jornais Estado de Minas e Aqui, e do Portal Uai. No último bloco, os candidatos farão suas considerações finais.
Em caso de citações e ofensas pessoais entre os candidatos, uma comissão formada pela equipe da emissora e dois advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) especialistas em direito eleitoral decidirá sobre a concessão do direito de resposta.