Dois funcionários da Prefeitura de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, que ocupavam cargos de confiança, foram afastados de suas funções pela suspeita de elevar os próprios salários com o recebimento de vantagens indevidas.
Eles tinham acesso à elaboração da folha de pagamento do município, em razão dos cargos que exerciam. V.P.S era chefe de departamento de Planejamento, Orçamento e Contabilidade, e o outro, A. H. J. N., era chefe do departamento de Recursos Humanos.
Segundo o secretário de Governo de Coronel Murta, Guilherme Caires Siqueira, foi apurado que no período de abril de 2014 até setembro de 2016, houve prejuízos ao erário da ordem de R$ 21 mil (R$ 10 mil pagos a um servidor e R$ 11 mil recebidos por outro).
Os pagamentos irregulares foram feitos por meio de simulações de gratificações e férias-prêmio indevidas. Os suspeitos recebiam salários (normais) na faixa de R$ 2,7 mil por mês.
Siqueira informou que foi aberta a sindicância e será apurado se os pagamentos irregulares estavam sendo efetivados há mais tempo. Para isso, será feita a investigação referente a todo o período em que os dois envolvidos exerceram cargos de confiança na prefeitura – em torno de 15 anos.
O secretário disse que a sindicância deverá ser convertida em processo administrativo e que, ao final das investigações, os dois servidores envolvidos poderão ser exonerados da administração pública e serem obrigados a ressarcir os cofres públicos.
“Também será investigada a possível participação de outros servidores”, informou Guilherme Siqueira. Ele disse que chegou a ouvir os dois suspeitos e que eles admitiram que fizeram alterações na folha de pagamento para se beneficiarem porque “estavam passando por dificuldades financeiras”.