Leia Mais
Pelo menos dez estados vão proibir venda de bebidas alcoólicas no dia da eleiçãoDemanda para reforçar segurança aumentou nesta eleição, diz ministro da DefesaLei Seca vai ser adotada em todo o estado no domingo de eleição EM terá apuração em tempo real no dia das eleiçõesPresidente Michel Temer antecipa agenda e vota cedo em SPConfira expectativas de eleitores para o novo prefeito de BHProblemas aguardam prefeitos eleitosInsegurança ronda a votação em algumas cidades do país
Chegou o dia de os brasileiros irem às urnas para definir o destino dos 5.570 municípios em todo o país. Data determinante para o futuro dos cidadãos, o dia das eleições envolve números superlativos. Hoje, 146,4 milhões de pessoas poderão exercer seu direito ao voto no Brasil, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Minas Gerais concentra 15,6 milhões desses eleitores, sendo que 1,9 milhão estão em Belo Horizonte. Quase dois milhões de cidadãos com ideias diferentes e anseios dos mais diversos vivendo nos 330 quilômetros quadrados do território de BH. E o que deseja cada um dos eleitores da capital mineira?
O Estado de Minas rodou os quatro cantos de BH e conversou com eleitores na tentativa de responder a essa pergunta. Numa eleição pulverizada, com 11 candidatos ao cargo Executivo, independentemente de quem seja eleito, o próximo prefeito que comandará a cidade de 2017 a 2020 terá que saber equilibrar as diferenças e, literalmente, agradar a “gregos e troianos”. Tem gente que espera a melhoria das calçadas.
A pesquisa do Giga Instituto de Pesquisa, feita a pedido do EM, também ajuda a entender as principais preocupações dos eleitores. Questionados sobre o principal problema da capital mineira, 43% deles responderam ser a saúde. A dona de casa Maria Auxiliadora de Mattos Pereira, de 68 anos, reforça o coro de quem sonha com atendimento médico de qualidade. “Nosso posto do Jardim Felicidade está difícil. São dois anos para consultar com médico especialista”, relata.
Atrás da saúde vem a segurança, cuja situação aflige 22% do eleitorado.
MAIS PROBLEMAS Reflexo da crise econômica do país, 7% dos entrevistados acreditam ser o desemprego a principal questão a ser enfrentada pelo próximo prefeito. Problemas na educação e na escola foram apontados como o maior entrave por 5% dos eleitores. Na sequência aparecem corrupção e trânsito, que concentram, cada um, 4% das respostas. O fim da roubalheira orquestrada por políticos é o que pede o corretor de imóveis Batista Ramos, de 64. “Não ser corrupto é o que peço para o próximo prefeito”, diz.
O tráfico de drogas é o maior obstáculo de BH na avaliação de 3% dos entrevistados, enquanto para 2% são as ruas e a pavimentação urbana.
.