O presidente nacional do PSDB e senador Aécio Neves defendeu nesta segunda-feira que o partido realize prévias para a escolha do candidato à sucessão de Michel Temer (PMDB) na disputa de 2018.
“Quem chegar em melhores condições, deve ser o candidato. Ninguém pode ser um candidato porque resolveu ser candidato”, afirmou o tucano, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira.
De acordo com Aécio, as prévias não devem ser “temidas”, mas encaradas como um processo que pode revitalizar o partido e permitir um conhecimento maior dos candidatos.
As declarações foram feitas ao ser questionado sobre a vitória em primeiro turno, em São Paulo, do candidato do PSDB a prefeito, João Dória.
O resultado é visto como um fortalecimento do governador Geraldo Alkimin, seu padrinho político, e possível candidato em 2018.
Com o crescimento do número de eleitos nestas eleições – foram 15,3% prefeitos a mais em relação a 2012 e 4% a mais de vereadores –, o senador disse que o PSDB sai fortalecido para os próximos dois anos. Ele argumentou ainda que acredita que até lá haja um nome de convergência dentro do partido.