Leia Mais
PT foi o maior derrotado nas eleições em MinasPT quase some do mapa nas eleições de 2016PT encolhe em número de prefeitos eleitos e PSDB é o que mais cresceDeputados acusam chapa da direção do PT de fraudar eleição interna em MGA exemplo do que ocorreu no Grande ABC Paulista, berço político do Partido dos Trabalhadores no país, o PT também perdeu espaço no Vale do Aço mineiro. Nenhum dos prefeitos da legenda conseguiu se reeleger na região metalúrgica, onde, historicamente, havia a predominância vermelha no comando das prefeituras. O PT foi derrotado nos quatro principais municípios do vale: Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.
Em Ipatinga, a atual prefeita Cecília Ferramenta (PT) perdeu para Sebastião Quintão (PMDB), que também já comandou o município. Ele ficou com 54% dos votos, enquanto a atual mandatária recebeu somente 15,6% dos votos. Antes mesmo da eleição, a chapa de Cecília entrou na Justiça para impugnar a candidatura de Quintão, sob o argumento de que ele tem condenações que se enquadram na Lei da Ficha Limpa.
Em busca da reeleição, o prefeito de Timóteo, Keisson Drumond (PT), teve que se contentar com o quarto lugar, somando 16,3% dos votos. Quem levou a disputa acirrada foi Dr. Geraldo Hilário (PP), com 25,6% da preferência. Em Santana do Paraíso, a candidata Luzia do Kim (PRB) teve vitória expressiva frente ao prefeito Zizinho (PT), vencendo por 66,1% dos votos contra 24% do petista.
Foi em Coronel Fabriciano que o PT teve o melhor desempenho nas eleições no Vale do Aço, onde a atual prefeita Rosângela Mendes (PT) concentrou 29% dos votos.
Ex-deputado estadual, Chico Simões, presidente municipal do PT em Fabriciano, afirma que o desempenho da legenda no Vale do Aço reflete uma desconstrução partidária feita pela grande mídia em relação à legenda. “Não quer dizer que não tivemos erros, mas foi massificado que o erro de petistas foi de todo o partido.
VIZINHOS Em outros municípios próximos ao Vale do Aço, também não houve espaço para o PT. Em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, vitória de lavada do candidato André (PSDB), com 81% dos votos. O vereador Glêdston Guetão (PT), cujo nome foi envolvido na operação Mar de Lama da Polícia Federal (PF) teve apenas 7,4%. Em Nova Era, na Região Central, os tucanos também levaram a melhor com a vitória de Laura (PSDB), com 66,5% dos votos. O segundo colocado foi o petista Roberto Bicalho, o Frango, com 33,5%.