O terceiro colocado no primeiro turno das eleições, deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB), oficializou, na manhã desta terça-feira, o apoio ao candidato do PSDB, deputado estadual João Leite na disputa pela Prefeitura de BH e já começou a pedir votos para ele. Ao lado de lideranças tucanas e peemedebistas, o parlamentar listou as propostas de governo que espera incorporar em uma eventual gestão do PSDB na PBH. Pacheco iniciou sua participação na campanha criticando o outro candidato, o ex-presidente do Atlético Alexandre Kalil (PHS).
Leia Mais
João Leite terá apoio do PMDB para o segundo turno em Belo Horizonte João Leite participa de entrevista no Estado de MinasEquipe de Rodrigo Pacheco distribui adesivos contra Kalil em ato de campanhaPMDB de MG quer Rodrigo Pacheco no Ministério da JustiçaJoão Leite recebe apoio de Sargento Rodrigues e anuncia pacto contra criminalidade Rodrigo Pacheco oficializa apoio a João Leite na disputa pela Prefeitura de BHExecutiva municipal do PMDB desautoriza apoio de Pacheco a João Leite na disputa pela PBHVice-governador diz que não tinha que falar com Pimentel sobre apoio a João LeiteRodrigo Pacheco indicou que seu papel será fazer as pessoas de BH compreenderem que a política não pode ser negada.
Várias pessoas presentes à coletiva na sede do PMDB que usavam o adesivo contra Kalil. Ao falar da escolha por apoiar João Leite, o deputado Rodrigo Pacheco disse ter se identificado com a retidão de caráter do tucano. Segundo ele, a única condição feita foi que o candidato incorpore algumas de suas propostas.
Interlocução com Temer
Entre as que serão assumidas estão a de criação das unidades de vida articulada (UVA), o incentivo às startups e a construção de 70 unidades de educação infantil (Umei). Pacheco pediu a João Leite que adote as premissas de fazer indicações técnicas para seu governo, padrões de governança pública de qualidade e não se esquecer do diálogo com a população.
O deputado do PMDB prometeu ajudar na interlocução com o governo do presidente Michel Temer. João Leite afirmou que vai assumir as propostas de Pacheco e que o peemedebista está no segundo turno com ele. “Recebo suas propostas e as levo junto com você para o segundo turno. Aqui se encontram pensamentos de sensibilidade pela vida das pessoas”, afirmou.
Encantado
João Leite disse ter se encantado com o entusiasmo de Pacheco no primeiro turno. “Quero dizer da minha satisfação de nesse momento, como velho nessa caminhada, abrir espaço para as ideias desse jovem, que, como eu, muitos belo-horizontinos aprenderam a amar, a gostar de você, do seu jeito perfeito de falar, da sua linguagem culta que nós aprendemos a ver em todos os debates”, afirmou João Leite.
Principal crítico do governo de Fernando PImentel (PT) na Assembleia, João Leite negou qualquer constrangimento em receber o apoio do partido do vice-governador, Antonio Andrade. “Nosso compromisso é com uma gestão séria em BH”, disse.