A decisão do vice-governador Antônio Andrade (PMDB) e do deputado Rodrigo Pacheco (PMDB) de declarar, na manhã desta terça-feira, apoio ao candidato João Leite (PSDB) no segundo turno da eleição municipal, desagradou parte da executiva municipal. Após reunião na tarde desta terça, integrantes da executiva municipal da legenda decidiram discutir na manhã de quarta-feira uma posição do PMDB e divulgar nota desautorizando o apoio de Andrade e Pacheco ao tucano na disputa pela prefeitura da capital.
“O partido tem instâncias de decisão e elas devem ser consultadas antes que qualquer anúncio seja feito em nome do partido. Uma coisa é o Toninho Andrade e o Pacheco apoiaram em nome deles, outra é colocar o apoio como algo partidário. Esse apoio não aconteceu”, afirmou o deputado Cabo Júlio (PMDB).
Os peemedebistas vão discutir se apoiam algum dos dois candidatos oficialmente ou se liberam os integrantes do partido no estado para manifestar individualmente apoio a João Leite ou Kalil. “O vice-governador não poderia tomar a decisão da forma que tomou. É preciso inclusive levar em consideração que o candidato do PSDB é um dos maiores críticos na Assembleia Legislativa da chapa que governa o estado, formada por PMDB e PT. Como vamos apoiá-lo agora? É uma atitude incoerente”, criticou Júlio.
“Nem mesmo o candidato a vice-prefeito (deputado Vanderlei Miranda) na chapa de Pacheco foi consultado sobre a posição dele. É uma situação complicada. Tomar uma medida sem ouvir o partido cria uma situação delicada”, disse Barbosa.
A executiva municipal do PMDB é formada por nove membros, sendo quatro deputados estaduais – Adalclever Lopes, Cabo Júlio, Iran Barbosa e Vanderlei Miranda –, o secretário estadual da Saúde, Sávio Souza Cruz, e os deputados federais Leonardo Quintão e Rodrigo Pacheco. Também fazem parte da executiva o deputado suplente João Alberto e o vereador Preto do Sacolão. Na reunião que selou o apoio ao candidato João Leite estavam presentes os deputados Pacheco, Quintão e João Alberto.
Para o secretário estadual Sávio Souza Cruz o apoio do PMDB ao deputado João Leite não pode ser considerado. “Não houve decisão. Não decidimos nada no sentido de apoiar João Leite. Vamos discutir internamente essa questão e o partido se posicionará após a decisão, seguindo as instâncias que devem ser seguidas”, afirmou Sávio.
Procurados para comentar a disputa interna dentro do PMDB, os deputados Leonardo Quintão (PMDB) e Rodrigo Pacheco (PMDB) e o vice-governador Antônio Andrade não atenderam as ligações.