Um dia depois de o vice-governador Antônio Andrade anunciar o apoio do PMDB ao candidato tucano à Prefeitura de BH, João Leite, a bancada peemedebista vai reafirmar seu apoio ao governador Fernando Pimentel (PT). Os parlamentares almoçam com o petista nesta quarta-feira, logo depois de uma reunião da Executiva municipal da legenda desautorizar o apoio ao candidato tucano.
Leia Mais
Rodrigo Pacheco oficializa apoio a João Leite na disputa pela Prefeitura de BHVice-governador diz que não tinha que falar com Pimentel sobre apoio a João LeiteExecutiva municipal do PMDB desautoriza apoio de Pacheco a João Leite na disputa pela PBHPMDB libera filiados para apoiar João Leite ou Kalil nas eleições de BHJoão Leite e Kalil promovem arrancada para o 2º turnoJoão Leite recebe apoio de Sargento Rodrigues e anuncia pacto contra criminalidadeEntre eles está o líder da maioria na Assembleia, deputado Vanderlei Miranda, que foi vice de Rodrigo Pacheco na chapa. "Não fui sequer comunicado, fiquei sabendo pela imprensa que a noiva cobiçada do 2º turno já estava se derretendo aos pés do PSDB no dia seguinte da eleição, em uma reunião feita por pessoas que não representam a executiva", afirmou.
Atropelados
O PSDB é o principal adversário de Pimentel na Assembleia. João Leite é um dos mais duros em seu discurso. Vanderlei Miranda disse não ter nada contra João Leite ou o PSDB, mas criticou a forma como foi fechado o acordo "atropelando os membros da Executiva".
A bancada do PMDB tem 13 deputados na ALMG. "Naturalmente, a base está indo ao governador para não deixar dúvidas da posição da bancada", afirmou Miranda.
O deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB) reafirmou o apoio a João Leite nesta quarta-feira. “Quero deixar claro que tenho apreço e respeito pelos meus colegas partido e vou respeitar a decisão deles de apoiar Alexandre Kalil e se alinhar politicamente com o PT, mas já tomei minha decisão. Meu apoio é a João Leite, andei por BH e não vou confiar a cidade a uma pessoa que não tem preparo nenhum”, afirmou.
Questionado sobre a decisão da Executiva Municipal do PMDB ter desautorizado o apoio a ele, João Leite disse estar contemplado com a aliança com Rodrigo Pacheco e com o apoio de lideranças como o vice-governador Antônio Andrade e o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB).
Confira a nota da Executiva do PMDB:
Os abaixo assinados, que somam a bancada estadual do PMDB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a maioria dos membros da Comissão Executiva Estadual em Minas e a maioria na Comissão Provisória Municipal em Belo Horizonte, tornam público que não foram consultados sobre a adesão do partido à candidatura João Leite anunciada nesta data pelos presidentes Antônio Andrade, da Comissão Executiva Estadual, e Leonardo Quintão, da Comissão Provisória Municipal.
Considerando que toda decisão partidária é tomada junto de suas instâncias de deliberação e que esse regramento é especialmente caro ao PMDB, partido que tem o caráter democrático como um de seus princípios fundacionais, os abaixo assinados entendem que a adesão anunciada é de foro pessoal e individual de cada um dos dois presidentes, razão pela qual não a reconhecem, antes a desautorizam como sendo do partido.
Belo Horizonte, 5 de outubro de 2016
Assinam a nota:
Dep. Estadual João Magalhães Dep.