Leia Mais
Jean Wyllys diz que não há razões para ser processado no Conselho de ÉticaConselho de Ética instaura processo contra o deputado Jean WyllysBolsonaro diz não se preocupar com processo e que suas palavras são invioláveisSessão na Câmara é marcada por tumulto entre Bolsonaro e militantes feministasBolsonaro impede Jandira Feghali de prestar socorro ao filho em debate na TVRelator no Conselho de Ética pede que Jean Wyllys seja suspenso por cuspe em BolsonaroConselho de Ética vota processos contra três deputados nesta terça-feiraNo mesmo post, Wyllys criticou os discursos de ódio dos “bolsomitos”, “malafaias” e “felicianos”. O relator, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), sugeriu o arquivamento do caso. Para ele, não houve imputação de nenhum fato criminoso aos três deputados e não houve quebra de decoro.
Bolsonaro
O segundo item da pauta é o processo do Partido Verde contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O PV acusou Bolsonaro de fazer “apologia ao crime de tortura”. O relator, deputado Odorico Monteiro (Pros-CE), sugere que a denúncia seja aceita e que Bolsonaro seja processado por quebra de decoro.
Monteiro concluiu que Bolsonaro “abusou da prerrogativa parlamentar” ao homenagear o coronel Brilhante Ustra no Plenário, durante a votação da admissibilidade do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 17 de abril.
Morto recentemente, Ustra era alvo de uma série de acusações de tortura durante o regime militar. Bolsonaro afirmou que Ustra não foi torturador e que não está preocupado com a representação, porque a Constituição determina que os parlamentares são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos.
Laerte Bessa
O terceiro item da pauta é o processo do PT contra o deputado Laerte Bessa (PR-DF).
Bessa é acusado de proferir, em discurso no Plenário da Câmara, ofensas não apenas contra o partido, mas também contra a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e filiados do partido.
O relator da representação do PT, deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), sugeriu o arquivamento do caso.