O candidato do PHS à Prefeitura de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, visitou hoje de manhã a Santa Casa da Misericórdia e conversou com funcionários do hospital. Kalil prometeu ter uma postura mais agressiva para viabilizar recursos para a entidade, que publicou essa semana uma carta aberta para os dois candidatos com reivindicações para a viabilização do hospital, entre elas o repasse dentro do prazo previsto em lei dos recursos que o governo federal envia para a Santa Casa por meio da Prefeitura de Belo Horizonte e atualização dos valores do contrato firmado com o município.
Questionado sobre o principal problema da saúde na capital, o candidato disse que é o dinheiro que precisa ser bem aplicado. Ele também criticou a atual gestão por fazer PPP (parcerias público privadas) na área da saúde. Este ano a prefeitura anunciou sua segunda PPP para construir e administrar centros de saúde. “O problema é simples: é dinheiro. É aplicar bem o dinheiro, não desviar, não colocar a saúde na mão de PPP e aplicar bem”.
Segundo ele, BH tem uma das maiores taxas per capta de investimento em saúde, mas os recursos não são bem aplicados. “A Santa Casa é um complexo de saúde gigantesco que precisa de uma operação gigantesca de todos os setores, do governo estadual, do governo federal e da prefeitura e da própria instituição. É uma marca que tem que ser mais bem explorada”, defendeu Kalil.