Faltando duas semanas para o segundo turno da eleição, esquenta a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte com acusações no horário eleitoral gratuito e também nas redes sociais. De acordo com a última pesquisa eleitoral, divulgada antes do início, anteontem, da campanha no rádio e na televisão, a disputa na capital está embolada. Pelos números, o candidato do PSDB, deputado estadual João Leite (PSDB), tem 55% das intenções de voto e o empresário e ex-presidente do Atlético Alexandre Kalil (PHS) 45%, segundo a última pesquisa do Datafolha.
Leia Mais
João Leite e Kalil retomam propaganda na TV sem ataques e sem propostasDatafolha: João Leite lidera em BH com 36% das intenções de voto; Kalil tem 29%João Leite e Kalil ironizam apoiadores para o segundo turnoRecuo da inflação vai permitir corte dos juros nos próximos meses, diz SerraKalil, por outro lado, está sendo alvo de diversos vídeos publicados nas redes sociais. Nesses vídeos, são reproduzidas entrevistas de Kalil quando ele presidia o Galo com declarações machistas a respeito das mulheres e também um áudio em que ele diz que se fosse árbitro de futebol roubaria para ajudar seu time. “Se me botar de juiz de futebol, vou roubar para o Atlético” é um dos trechos de uma fala de Kalil reproduzida em um dos vídeos contra ele, no qual aparece escrito “se roubaria para um time, o que faria na Prefeitura de Belo Horizonte?”.
Durante visita ao campo do Pitangui, time de futebol amador do Bairro Lagoinha, Noroeste da capital, João Leite comentou as acusações de Kalil nas inserções. “Na verdade, ele é quem está trabalhando com uma coisa que é a velha política. Neste momento, o vice dele foi líder do Pimentel, porque ele era do PT, mas não quero entrar nessa discussão”, disse João Leite se referindo ao candidato a vice de Kalil, deputado estadual Paulo Lamac (Rede), que até o ano passado era filiado ao PT. O candidato do PSDB tem sempre ligado Kalil ao PT em função do passado partidário de Lamac.
Kalil também rebateu essa acusação. “Eu nunca fui petista, petista só o João Leite que acha.
PROMESSAS Ontem os dois candidatos passaram a manhã pedindo votos. João Leite se reuniu com representantes do futebol amador para conversar sobre as dificuldades que a categoria enfrenta e garantiu que vai apoiar o esporte amador. “Como prefeito, farei uma verdadeira revolução no futebol amador de Belo Horizonte. Deixo aqui o meu compromisso, principalmente com os clubes que investirem nas crianças”, disse o candidato, que prometeu criar vilas olímpicas e construir e melhorar estruturas esportivas e investir em acompanhamento técnico para crianças e jovens de vilas, favelas e aglomerados.
Já Kalil andou pelas ruas do centro comercial do Bairro Pindorama, depois visitou uma obra interrompida no Conjunto São Salvador, percorreu o comércio da Avenida Abílio Machado e se encontrou com representantes de ocupações na capital. O candidato prometeu impedir novas ocupações, mas garantiu que vai apoiar as que já existem. “A minha proposta é estancar as ocupações. Agora, não vamos sujar nossa mão de sangue. O que está aí vai ficar. Não vamos ceder isso para as grandes construtoras e especulações imobiliárias, porque estou muito velho, estou com 57 anos, para sujar minha mão de sangue de gente pobre. O que está aí vamos tomar conta e tentar negociar para evitar outras ocupações”, assegurou..