O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), foi premiado na última segunda-feira em Quito, no Equador, pelo projeto de mobilidade no Centro da cidade. O prêmio Governarte - concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) -, premiou os resultados conseguidos com o “Mobicentro - Segurança para o Pedestre e Prioridade para o Transporte Coletivo na Área Central”.
Lacerda cumpre agenda na cidade ante o fim desta semana. Durante a ausência quem assume o comando da cidade é o vice-prefeito Délio Malheiros (PSD).
A premiação na categoria “Segurança no Trânsito em Ação” ocorreu via BHTrans, responsável pelo projeto. As intervenções na circulação fizeram com que o número de mortes por 100 mil habitantes caísse, quando comparado com o período antes da implantação. Caindo de 9,10 mortes em 2011 para 7,61 neste ano.
Outro resultado que contribuiu para o prêmio foi a diminuição do consumo de combustível e a emissão de gases do efeito estufa. Foi verificada uma redução de 41% nas emissões de CO2, 39% de emissões de NO2, em 68% a dos compostos orgânicos voláteis (COV) e em 32% a das emissões de particulados.