Leia Mais
'Tenho certeza de que não muda nada', diz Temer sobre eleição de TrumpTemer está definindo formato de mensagem a Donald TrumpPadilha falou sobre as eleições nos Estados Unidos durante lançamento, na Câmara dos Deputados, de livro sobre os 50 anos do PMDB. Em seu discurso, o ministro lembrou que o atual presidente norte-americano, Barack Obama, vive seu melhor momento de popularidade, apoiou fervorosamente sua candidata, a democrata Hillary Clinton, e ainda assim não conseguiu derrotar Trump.
Nem as pesquisas de intenção de voto, acentuou Padilha, foram capazes de captar o sentimento médio do eleitorado. "Hoje a política não se faz pelos instrumentos convencionais", observou.
O ministro citou o plebiscito que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia para afirmar que a eleição nos Estados Unidos simboliza o retrato "de um novo tempo do processo político". "Nós teremos de conviver com novos tempos". Padilha não quis entrar em detalhes sobre as relações comerciais com os Estados Unidos.