Leia Mais
Humberto Souto vence em Montes ClarosPrefeito de Montes Claros escapa outra vez da PF e é considerado foragidoTRE cancela chapa de Ruy Muniz à Prefeitura de Montes ClarosBandidos clonam cheques da Câmara Municipal de Montes ClarosJustiça inocenta deputado de Minas e o pai dele de denúncias de iregularidades Prefeito de Montes Claros diz que não prometeu nada em função da crise financeiraPrefeito de Montes Claros assume decretando calamidade financeiraA administração municipal está concedendo o desconto de 90% das multas e dos juros para aqueles contribuintes que quitarem até 16 de dezembro suas dívidas em atraso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS, a conhecida taxa de lixo). Para aqueles que pagarem os débitos em três parcelas é oferecida uma anistia de 50% dos juros e multas. Os descontos foram concedidos por meio de projeto do executivo aprovado pela Câmara de Vereadores em regime de urgência.
AFASTAMENTO A Prefeitura de Montes Claros viveu um período conturbado nos últimos meses. O prefeito em exercício, José Vicente Medeiros (PMDB), era vice-prefeito e assumiu a chefia do executivo há sete meses, tendo em vista o afastamento do titular, Ruy Muniz.
Muniz foi preso em 18 de abril por suspeita de prejudicar hospitais da cidade conveniados pelo Sistema Único de Saúde para favorecer um hospital da rede educacional da família dele. Ele teve a prisão revogada pela Justiça, que, no entanto, manteve seu afastamento da prefeitura.
Mesmo com problemas judiciais, ele concorreu a um novo mandato e chegou ao segundo turno da eleição, quando foi derrotado pelo prefeito eleito Humberto Souto (PPS), com uma diferença de 57.730 votos (30,62%). Souto teve 123.146 votos (65,31%) enquanto Muniz recebeu 65.416 votos (34,69%). O prefeito afastado concorreu com base em liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que teve a sua candidatura cancelada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), tendo em vista que o médico Danilo Narciso, que era seu candidato a vice, renunciou a menos de 20 dias da eleição do primeiro turno, contrariando a lei eleitoral..