Renan Calheiros (PMDB-AL) se recusou a receber a notificação sobre seu afastamento da Presidência do Senado sob a alegação de que não era obrigado a receber a notificação à noite. Um oficial de Justiça chegou a ir à casa do peemedebista, mas não conseguiu entregar o documento. Assim, Renan só deve ser notificado nesta terça-feira (6/12), às 11h, no Senado.
Leia Mais
Renan será notificado de afastamento nesta terça-feiraDecisão de Marco Aurélio Mello causa surpresa e preocupação no PlanaltoDeputados são surpreendidos com afastamento de Renan CalheirosCom afastamento de Renan, Lindbergh defende adiar votação da PEC do tetoMinistro do STF afasta Renan da presidência do Senado Para Renan, decisão é 'retaliação' do JudiciárioEm nota, Renan disse que "só irá se manifestar após conhecer oficialmente o inteiro teor da liminar concedida monocraticamente por ministro do Supremo Tribunal Federal". Ainda na nota, o senador afima que "consultará seus advogados acerca das medidas adequadas em face da decisão contra o Senado Federal" e "lembra que o Senado nunca foi ouvido na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental e o julgamento não se concluiu".
Quem assumirá o lugar de Renan na Presidência do Senado é o 1º vice-presidente da Casa, Jorge Viana (PT-AC). Também em nota, Viana afirmou que havia acabado de chegar do Acre, que foi "surpreendido pela notícia da liminar do Supremo" e que se dirigiu à casa do peemedebista. "Nós vamos aguardar a notificação oficial. Amanhã teremos reunião da Mesa. Certamente, conversaremos para ver as medidas adequadas que devem ser adotadas", disse.
Renan tornou-se réu por peculato (desvio de dinheiro público) na última quinta-feira (1º/12), após o STF aceitar uma denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O peemedebista é acusado de desviar dinheiro do estado e ter usado documentos falsos para justificar o pagamento de pensão a uma filha que teve fora do casamento. O caso foi revelado em 2007. Na época, após a denúncia, Renan teve de renunciar à presidência da Casa.
Com informações de Julia Chaib.
.