O discurso de Lula, previsto para começar às 17h, está atrasado.
Este será o segundo pronunciamento de Lula este ano. Ontem, o petista defendeu o "direito de candidatura" à presidência durante o 29º Encontro Estadual do Movimento dos Sem Terra (MST), em Salvador. Ele voltou a afirmar que poderá disputar novamente o Palácio do Planalto.
"Se o (presidente Michel) Temer quer ser, ótimo, se o (ministro José) Serra quer ser, ótimo, se o (juiz Sérgio) Moro quer ser, ótimo, se os delegados (da Polícia Federal) querem ser... todo mudo que quer ser candidato tem direito, entre num partido e vá para as ruas", afirmou.
O PT pretende lançar a candidatura de Lula a um terceiro mandato presidencial para, no máximo, até maio deste ano. A antecipação tem por objetivo aproveitar a baixa popularidade do governo Michel Temer e reforçar a defesa jurídica do ex-presidente, réu em cinco ações penais, duas delas diretamente no âmbito da Operação Lava Jato. Nenhum dos processos foi julgado até agora.
O congresso da CNTE será realizado até o dia 15 de janeiro. Segundo os organizadores, participam do evento cerca de 2,5 mil educadores do ensino básico de todo o País, delegados eleitos pelos sindicatos filiados à entidade nacional. Também participa da cerimônia de abertura o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas..