Comitiva da prefeitura de Belo Horizonte, formada pelos secretários de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, e de Políticas Sociais, Maíra Colares, visitou na tarde desta terça-feira o restaurante popular da Câmara Municipal, fechado desde junho, e confirmou reabertura do local. Conforme o Estado de Minas antecipou ontem, o refeitório passará por reforma até fevereiro para se adequar às normas da Vigilância Sanitária. A orientação do prefeito Alexandre Kalil (PHS) é que as obras comecem imediatamente.
A reabertura do restaurante popular levanta a “bandeira branca” entre os poderes Legislativo e Executivo, que, desde a eleição de Kalil e da Mesa Diretora, passavam por tempos conturbados. A medida era uma das principais reivindicações da atual gestão da Casa Legislativa. No último dia 5, quatro dias depois de eleito, o presidente da Câmara, Henrique Braga (PSDB) foi à prefeitura numa visita de cortesia. junto dos outros membros da mesa.
Por decisão da Justiça, o restaurante popular da Câmara Municipal está fechado desde junho. O refeitório funcionou por 12 anos e servia 1,2 mil almoços por dia. A interdição ocorreu pela própria prefeitura, por estar fora das regras de segurança alimentar e oferecer risco de infecção.
A comitiva da prefeitura foi averiguar as condições do local para a elaboração do planejamento da obra.
“Com a determinação do prefeito e o empenho da Sudecap, nossa expectativa é a melhor possível; acredito que o restaurante popular estará reaberto até o final do mês de fevereiro, atendendo com qualidade os trabalhadores e as muitas pessoas de fora de BH que circulam pela região hospitalar”, comemorou o vereador Orlei (PTdoB), integrante da Mesa Diretora que acompanhou a comitiva..