Um advogado de Caruaru (PE) entrou com um pedido de habeas corpus no início da tarde desta segunda-feira, 30, em favor do empresário Eike Batista, preso desde o início da manhã pela Polícia Federal.
Oliveira não representa o empresário nem o conhece pessoalmente, apenas teve contato com ele por Twitter, afirmou em entrevista. Segundo o advogado, o pedido foi feito após uma "análise técnica" sobre a decisão de prisão de Eike.
"Nunca estive com Eike, mas conheço a trajetória dele, é um patriota. Além disso, tem a questão técnica", disse por telefone. O pedido de habeas corpus pode ser feito por qualquer cidadão.
O advogado argumenta que não há necessidade de prisão preventiva uma vez que não há nenhum demonstração de que Eike queira fugir, uma vez que se apresentou à Justiça hoje. "Também não vejo motivos para a liberdade dele representar riscos para a ordem pública", disse o especialista em direito criminal e constitucional.
Em meados de 2015, houve um caso semelhante. O consultor Mauricio Ramos Thomaz, de Campinas (SP) entrou com um pedido de habeas corpus preventivo na Justiça Federal do Paraná a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. À época, justificou a medida como uma forma de evitar eventual ordem de prisão contra o petista no âmbito Operação Lava-Jato.
Eike Batista está detido na Cadeia Pública Bandeira Stampa, conhecido como Bangu 9, no Complexo de Gericinó, na zona oeste do Rio.
Foragido desde quinta-feira passada, Eike Batista desembarcou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, pouco antes das 10h desta segunda-feira, vindo de Nova York..