O corpo de dona Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é velado neste sábado (4), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, antes de ser cremado.
O velório da ex-primeira dama teve início por volta das 9h. Marisa está sendo velada no terceiro andar do edifício, no anfiteatro do sindicato. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao sindicato às 8h45. No início, foi aberto apenas a familiares e dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT). O escritor Frei Betto fez uma oração. Dilma Rousseff e ministros dos governos petistas foram ao velório.
Populares presentes ao velório de Marisa Letícia elogiam a ex-primeira-dama e sua parceria com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Ela foi tudo para ele e lutou muito para acabar com a fome no País", disse o sindicalista José Porto, que disse ser amigo de Lula. De acordo com ele, a morte de Marisa não acabará com as "forças" do ex-presidente. "Ele terá nosso apoio para voltar a ser presidente do Brasil." Já a simpatizante Miriam Leirias, de São Paulo, disse que Marisa foi o "esteio, o pilar" de Lula. Para ela, o apoio da ex-primeira-dama "transcenderá" a Lula.
O velório foi aberto ao público. Lula está ao lado do caixão e abraça a todos que vieram prestar solidariedade. A expectativa é de que o velório se estenda até 15h. Depois, o corpo de Marisa será levado para o cemitério Jardim da Colina, também em São Bernardo do Campo, onde será cremado em cerimônia reservada à família.
A ex-primeira-dama morreu ontem (3), aos 66 anos, após ficar dez dias internada no hospital Sírio- Libanês. No último dia 24, ela sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico.
Nota
Os detalhes da cerimônia fúnebre foram divulgados poucos minutos depois de o Hospital Sírio Libanês de São Paulo emitir um comunicado oficial, ao concluir o protocolo que constatou a morte cerebral de Marisa. Com isso, deu-se início ao processo para a doação de seus órgãos, conforme autorizado pela família.
"O velório será neste sábado no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dona Marisa Letícia se conheceram", informou a nota de Lula, acrescentando que o velório será entre 9h e 15h.
"Em seguida, haverá no cemitério Jardim da Colina uma cerimônia de cremação reservada à família", acrescentou.
O presidente Michel Temer, que já havia visitado Lula na quinta à noite no hospital, emitiu uma nota de condolências, na qual decretou luto oficial de três dias pela morte da ex-primeira-dama.
"Neste momento de profunda dor e pesar na família do ex-presidente Lula, eu e [sua mulher] Marcela transmitimos a ele, a seus filhos e a familiares e amigos as mais sinceras condolências", diz a nota.
"Em razão de seu falecimento, decreto luto oficial de três dias", completa o texto.
De viagem pela Europa, a ex-presidente Dilma Rousseff antecipou seu retorno e chegou ao hospital na manhã desta sexta para dar pessoalmente seus pêsames a Lula. (Com agências)