Recém eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados, o coordenador da bancada mineira, Fábio Ramalho (PMDB), afirmou que entregará, nesta quarta-feira, uma lista de reivindicações dos mineiros ao presidente Michel Temer (PMDB). Os pedidos serão por mais recursos para obras de infraestrutura paradas no estado e pela renegociação da dívida mineira com a União, só que em termos mais atrativos do que está sendo feito com o Rio de Janeiro.
Ramalho disse ter adiantado o assunto a Temer nesta terça-feira, durante almoço oferecido ao presidente da Argentina, Maurício Macri, ocasião em que ele também ofereceu o nome do deputado federal Rodrigo Pacheco para ocupar o Ministério da Justiça.
O deputado afirmou que entre os itens pedidos está o aumento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e o estabelecimento de uma fatia maior do recurso para os municípios mineradores.
Rodoanel e ferroanel
A lista terá pedidos de solução para as BRs 381, 367 e 251. Os deputados lembrarão ainda do rodoanel e pedirão um novo item. “Também vamos exigir que Minas tenha um ferroanel, a exemplo do que está sendo negociado por SP e RJ”, afirmou Ramalho.
O deputado disse que Minas também quer ajuda financeira, mas tem situação melhor que a do Rio de Janeiro. Por isso, segundo o parlamentar, o pedido é para o governo Temer socorrer o estado sem contrapartidas como o aumento da contribuição previdenciária e sem privatizações. “Somos contra a privatização da Cemig e vamos pedir melhores condições.
“Além de ser coordenador da bancada mineira, o espaço que ocupo hoje (de vice-presidente da Câmara) me dá condições de fazer esses pedidos”, diz.