Eleitores que não votaram nas três últimas disputas poderão ter o título cancelado

Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de ausentes. Ao todo no Brasil, são quase dois milhões de eleitores em débito com as urnas.

Alessandra Mello

Segundo maior colégio eleitoral do Brasil, Minas Gerais ocupa a terceira posição no ranking de eleitores faltosos divulgados ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas três últimas eleições (2016/2014/2012) 175.020 eleitores de 99 dos 853 municípios do estado deixaram de comparecer às urnas e nem apareceram na Justiça Eleitoral para justificar a ausência. Ao todo no Brasil são 1.961.530 ausentes nos três últimos processos eleitorais.

O maior número de ausentes foi registrado no estado de São Paulo (529.818). Em segundo está o Rio de Janeiro com 261.335 eleitores. Em compensação no Distrito Federal são apenas cinco eleitores nessa situação. Todos poderão ter o título de eleitor cancelado.

Desde ontem a relação de todos os faltosos está disponível nos cartórios eleitorais de todo o país. A lista ficará à disposição para consulta por pelo menos dez dias. Os eleitores que constarem na relação devem comparecer ao cartório eleitoral no período de 2 de março a 2 de maio de 2017 para regularizar sua situação.

Para isso é preciso apresentar documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento.

O não comparecimento para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, a ser efetivado de 17 a 19 de maio deste ano.

Cada turno do pleito é considerado uma eleição. A Justiça Eleitoral informou que não vai expedir nenhuma notificação informando ao eleitor sobre a pendência no cadastro eleitoral.

 

Confira aqui a lista de eleitores faltosos por município

 

Lista das cidades mineiras com mais faltosos

.