O presidente Michel Temer escolheu o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), como o novo ministro das Relações Exteriores. A chefia do Itamaraty estava vaga desde o último dia 22, data em que o tucano José Serra pediu demissão por causa de problemas de saúde.
Na tarde desta quinta-feira, Temer recebeu Aloysio no Palácio do Planalto para fechar a indicação, oficializada por volta das 16h pelo porta-voz do governo, Alexandre Parola. “Homem público de larga experiência política, seja no Legislativo, seja no Executivo, o senador Aloysio Nunes Ferreira tem uma longa trajetória de engajamento nas causas da diplomacia brasileira e na agenda internacional do Brasil”, informou.
Aloysio Nunes já presidiu a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Nas eleições de 2014, ele foi vice na chapa de Aécio Neves (PSDB).
A posse de Aloysio e do novo Ministro da Justiça, Osmar Serraglio, está marcada para a próxima terça-feira (7/3), às 15h30.
Depois da reunião com Temer, Aloysio fez questão de dizer que recebia o convite com “muita honra”. Airton Sandoval (PMDB-SP) substituirá o senador no Legislativo.