Cassações na Justiça Eleitoral levam três cidades mineiras a eleger seus prefeitos hoje

Moradores de Alvorada de Minas, Ervália e São Bento do Abade terão que voltar às urnas neste domingo, totalizando 24,5 mil eleitores

Alessandra Mello
Eleitores que já votaram em outubro do ano passado terão que voltar para dar novos votos neste domingo - Foto: José Cruz/Agência Brasil - 16/09/2014
Cerca de 24,5 mil eleitores de Alvorada de Minas, Ervália e São Bento Abade voltam às urnas hoje para escolher o prefeito e o vice. Em todo o Brasil, 11 municípios de quatro estados (Minas, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Amapá) terão eleições suplementares porque os eleitos de 2016 para o cargo tiveram suas chapas cassadas pela Justiça Eleitoral por problemas que vão desde registro irregular até compra de votos. A votação segue os mesmos moldes da disputa de 2016.

O comparecimento às urnas é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos, e facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos incompletos ou está acima de 70. A votação ocorrerá das 8h às 17h e quem não comparecer às urnas deve justificar no prazo de 60 dias após a eleição. Os resultados devem ser conhecidos logo após o encerramento da votação e podem ser conferidos na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet (www.tse.jus.br).


Em Alvorada de Minas, na Região Central do estado, 4.244 eleitores vão definir a disputa entre Carlos Frederico Caldeira de Abreu (PMDB), Cleber Bosco Padilha (PTdoB), o Cleber do Esporte, e Vitor Hugo Ferreira dos Santos (SD). O candidato a prefeito mais votado em outubro de 2016, Danilio Cléssio Ferreira (PTB), teve seu registro indeferido.

A Justiça Eleitoral entendeu que, apesar de Danilio ter se desincompatibilizado do cargo de secretário municipal, não se afastou das funções, tendo praticado atos como servidor público no período vedado, o que o deixou inelegível. O município tem 13 seções eleitorais, distribuídas por quatro locais de votação. Serão utilizadas 13 urnas eletrônicas e seis de reserva.

Em Ervália, na Zona da Mata, 16.411 eleitores estão aptos a votar.

Na disputa estão Alex Ruela de Almeida (PSDB) e Eloisio Cunha (DEM). Nas eleições passadas, o candidato a prefeito mais votado foi Edson Rezende (DEM), mas ele teve seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral em razão de contas públicas de gestões passadas à frente da prefeitura rejeitadas. O município tem 50 seções eleitorais, distribuídas por 14 locais de votação. Serão utilizadas 57 urnas eletrônicas, incluindo as de reserva.

Em São Bento Abade, no Sul de Minas, 3.908 eleitores voltarão às urnas para escolher prefeito e vice. São três candidatos: Eneias Machado de Souza (PTB), José Roberto Furtado (PDT), conhecido como Nono, e Jane Rezende Silva Elizei (PT). No município, a candidata mais votada, Janete Rezende Silva, irmã da atual candidata do PT, teve seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral por rejeição de contas públicas também por causa de problemas em gestões anteriores.

.