O vereador Pedro Patrus (PT) questionou, nesta segunda-feira, valores gastos pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) em viagem a Brasília no mês passado. O Diário Oficial do Município (DOM) de sábado diz que foram gastos quase R$ 40 mil para os dois dias em que o prefeito esteve fora. Na capital federal, o prefeito se encontrou com o presidente Michel Temer para discutir repasses para a saúde.
Segundo a prefeitura a viagem foi de última hora e não foi possível marcar voos convencionais. Além de Kalil, outros três secretários foram a Brasília na viagem. Ainda de acordo com a assessoria, o jato escolhido foi o mais barato.
"O relatório da viagem aponta um gasto de 40 mil reais. Com alto custo para fretamento de avião.
O vereador avaliou que é importante a presença do prefeito em Brasília para buscar verbas para a cidade, mas lembrou que até mesmo o rei e rainha da Bélgica optaram por aviões de carreira para reduzir gastos com viagens.
Outros vereadores também defenderam que o prefeito explique os gastos com a viagem
"Em momento de crise é fundamental que o prefeito dê o exemplo. Vou encaminhar ofício para saber o motivo desse gasto", afirmou Gabriel Azevedo (PHS).
No relatório da viagem publicado no DOM, a prefeitura informa que os objetivos da viagem foram “audiência com o presidente da República e reunião com deputados federais da bancada mineira”. A publicação ainda relata encontros de Kalil com representantes de órgãos e entidades do governo federal para “discussão de assuntos de interesse do município e, notadamente no que se refere à captação de recursos financeiros para a área da saúde”. .