Pacífico relatou que, em 1987, a Construtora Norberto Odebrecht firmou com a Superintendência de Urbanização da Capital (Surcap), atual Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), autarquia vinculada à prefeitura de Salvador, contrato para o TMS. As obras, disse, serviriam para melhorar o tráfego dos ônibus na capital baiana. "De 1987 até 2001, eu não tive nenhuma participação, nenhum envolvimento nesse projeto", afirmou o delator.
O delator narrou que "eram frequentes os atrasos nos pagamentos pela Surcap dos valores devidos à construtora, que tinha dificuldade em receber seus créditos". O cenário, segundo Pacífico, mudou "em função de uma alteração do contexto político que envolvia a prefeitura de Salvador" em 2007. A mudança, disse, permitiu a Geddel que passasse a exercer "forte influência no governo municipal". Pacífico declarou que procurou o então diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho. Naquele ano, Geddel era ministro da Integração Nacional.
"Eu pedi a Cláudio que falasse com o Geddel, já que o prefeito era do partido dele, para que houvesse uma regularidade no fluxo de recurso.
A prefeitura de Salvador não respondeu à reportagem. Geddel refutou, "categoricamente, as irresponsáveis e levianas alegações formuladas por delator premiado". As informações são do jornal
O Estado de S. Paulo..