O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que, mesmo com a eventual aprovação de regime de urgência, a votação do projeto que cria um Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para os Estados em calamidade financeira deve ficar para a próxima semana.
"Não sei se teremos prazo para votar essa matéria ainda esta semana", declarou. Ele destacou que normalmente são necessários dois dias de discussão no plenário da Casa e uma Medida Provisória deve trancar a pauta neste mesmo período.
O cearense ponderou que esta é uma matéria de interesse nacional e que já possui negociação com o governo federal. "Vamos agilizar o máximo que for possível aqui dentro", afirmou.
Eunício avaliou que há uma "angústia" entre muitos governadores, que o procuraram para pedir que o texto seja acelerado no Senado.
"Se houver entendimento na reunião de líderes hoje à tarde de um requerimento de urgência para que essa matéria não vá para a Comissão de Assuntos Econômicos, eu obviamente não terei objeção de pautá-lo no plenário", continuou.
Ontem, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou que a base governista vai apresentar hoje um requerimento de urgência para votar o projeto.
A matéria foi aprovada na Câmara na semana passada e voltou ao Senado porque foi alterada pelos deputados. No Twitter, Jucá disse que a intenção é votar o projeto ainda nesta terça-feira, mas que a decisão caberá ao plenário.
.