O governador Fernando Pimentel divulgou vídeo, nesta segunda-feira, desmentindo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que na semana passada declarou que estaria disposto a discutir o acerto de contas com Minas Gerais. No pronunciamento, o petista diz que o assunto já foi levado à pasta do ministro e ao próprio presidente Michel Temer (PMDB) e que o pedido foi negado.
“Certamente o ministro, muito ocupado, não conseguiu saber esses detalhes. Também sabemos que não é prioridade do governo Michel Temer o atendimento aos estados e, em especial, Minas Gerais”, disparou.
Pimentel disse ter ficado “surpreso” com a informação de que Meirelles estaria aberto a fazer o encontro de contas. “Me deixou surpreso porque, na verdade, nós já pleiteamos isso em ofício assinado por mim ao presidente Michel Temer e ao ministro da Fazenda, em 20 de fevereiro desse ano, e mais surpreso ainda porque o ofício já foi respondido em 20 de abril pelo Ministério da Fazenda, dizendo que não há possibilidade de atender aquilo que propõe o estado de Minas Gerais.”
O governador afirmou que, diante da deixa do ministro, vai retomar o processo levando às mãos dele uma cópia do ofício já encaminhado e negado para pedir a reabertura da negociação.
O governo informa ter perdido R$ 135 bilhões nos últimos 20 anos com a Lei Kandir, que desonerou o ICMS das exportações, e alega que este valor podeira anular a dívida do estado com a União, que gira em torno de R$ 85 bilhões.
Diante dos números, Minas Gerais pede a suspensão imediata do pagamento da dívida com o governo federal. O pleito tem o apoio dos prefeitos e deputados do estado e vem sendo repetido desde o início do ano.