Foto de 'primeiro-damo' entre primeiras-damas na reunião da Otan faz sucesso

Gauthier Destenay, casado com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, posou para uma das tradicionais fotos do encontro

Marcelo Ernesto
- Foto: AURORE BELOT / AFP

A reunião da Otan (Organização do Tratado do Atlático Norte), que ocorre em Bruxelas, além dos assuntos tensos que normalmente tomam a pauta do encontro, há uma repercussão diferente nesta edição. A tradicional foto com as primeiras-damas dos chefes de estado tem, neste ano, a presença de um “primeiro-damo”, que deu a imagem repercussão e importância maior do que normalmente é dada a pose. O registro está fazendo sucesso nas redes sociais desde que a imagem foi divulgada.

Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel. Ele aparece ao lado da primeira-dama americana, Melania Trump; a nova primeira-dama francesa, Brigitte Macron e a rainha Matilde, da Bélgica. Posam também a primeira-dama da Turquia, Emine Gulbaran Erdogan; a mulher do secretário-geral da Otan, Ingrid Schulerud. Além das primeiras-damas da Bulgária e Islândia.

Os parlamentares de Luxemburgo, onde o primeiro-ministro é assumidamente gay, aprovaram - em junho de 2014 -, mudanças na legislação do pequeno país europeus permitindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por casais homossexuais.

O casal formado por Gauthier e Xavier vive em união civil desde 2010 e se casou em 2015 em Luxemburgo, depois da aprovação do casamento gay.
Bettel se tornou o primeiro primeiro-ministro abertamente homossexual do país e, atualmente, é o único no mundo. (Com agência).