Gilmar Mendes estreia perfil no Twitter com post sobre cassação da chapa Dilma-temer

O ministro e presidente do TSE já havia criado a conta desde o início do mês, mas ainda não tinha feito postagem

Marcelo Ernesto

- Foto: Reprodução/Twitter


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enfim, estreou nesta segunda-feira seu perfil no Twitter. A conta "@GilmarMendes" já havia sido criada há cerca de duas semanas, mas Mendes ainda não havia se manifestado por ela.

Em sua primeira postagem, Gilmar Mendes repercutiu sua palestra no congresso jurídico da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), em São Paulo. “Hoje estive em São Paulo. Aproveitei para ressaltar a independência do TSE”, postou, retuitando conteúdo jornalístico que repercutia frase dada por ele no encontro.

Em sua fala, o ministro tratou da repercussão do julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer , no TSE. O assunto está na pauta do tribunal para ser apreciado em 06 de junho. “Tribunal não é instrumento para solução de crise política, o julgamento será jurídico e judicial.”

Segundo o presidente do TSE, o tribunal “não é joguete de ninguém”.


O ministro, até o momento, tem 3.103 seguidores e segue apenas seis perfis institucionais, como o do Supremo, TSE, que ele preside, além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A conta de Mendes é oficial, segundo confirmou à reportagem, a assessoria de imprensa do TSE.

Não segue Joaquim Barbosa


Gilmar Mendes, no entanto, não segue o ex-ministro e ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa. Os dois foram colegas de corte por anos e chegaram, inclusive, a protagonizar intensas discussões. 

Barbosa participa da rede social desde julho de 2014 e tem quase 510 mil seguidores. 

.