Um outdoor instalado no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, está chamando atenção de passageiros e provocando políticos. A peça publicitária com a frase: “Escolher dinheiro em vez de poder. Um erro que quase todos cometem”, está na área de desembarque do terminal aeroportuário desde o dia 1º de junho. A frase faz parte de um anúncio criado para divulgar a série House of Cards.
O programa, com viés político, tem como personagem principal Frank Underwood (Kevin Spacey), um homem altamente ambicioso, que almeja alcançar cargos do mais alto escalão do poder nos Estados Unidos.
Assim como os desdobramentos surpreendentes da política brasileira, em House of Cards, o deputado Frank Underwood manipula todo o sistema político, se alia a uma repórter capaz de fazer tudo para subir na carreira e tenta chegar ao cargo de presidente da nação mais poderosa do mundo. É justamente a frase de Frank que estampa o outdoor no Aeroporto de Brasília.
O anúncio chama atenção de quem passa pelo aeroporto da capital federal. A advogada Kessya Curvo, de 32 anos, já assistiu cinco temporadas da série. No entanto, acredita que a política brasileira surpreende negativamente muito mais do que o roteiro da produção norte-americana.
Em 17 de abril, quando vazaram as informações sobre um áudio em que o presidente da República, Michel Temer, conversa com Joesley Batista, dono da JBS, a página oficial de House of Cards afirmou que “não dá para competir” com os acontecimentos políticos do Brasil. A comparação entre a ficção e a realidade do cenário político nacional já chamou atenção até mesmo da imprensa internacional.
O ator Michael Kelly, que interpreta o personagem Doug Stamper, também aproveitou as inúmeras comparações entre a série e a política brasileira. Doug mandou um recado aos fãs brasileiros assim que a série foi liberada, em 30 de maio, garantindo, porém, que não existe uma competição entre a produção norte-americana e o atual momento político do Brasil..