Os senadores podem definir, nesta terça-feira, a antecipação dos feriados nacionais para as segundas-feiras. A medida consta em um projeto de lei que está na pauta de votação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, onde tem decisão terminativa.
O projeto transfere os feriados que caírem entre terça e sexta-feira para as segundas. Segundo o autor, senador Dário Berger (PMDB-SC), a mudança de data seria para não prejudicar o comércio com as esticadas de sexta-feira. Segundo o senador, os "enforcamentos" de dias úteis causam prejuízo à "roda da economia".
“O objetivo central dessa singela proposição é minimizar os danos ao funcionamento das empresas, ao emprego dos trabalhadores e à arrecadação dos governos de todos os níveis da federação, causados pelo excessivo número de feriados, circunstância que leva à drástica redução dos dias úteis destinados à produção e à comercialização de bens e serviços”.
As únicas datas preservadas no projeto para serem comemoradas no dia certo são 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro e 12 de outubro, Natal, Carnaval, Corpus Christi e a Sexta-feira Santa. A medida também não valerá para os feriados que caírem aos sábados e domingos. O texto tem parecer favorável do relator Hélio José (PMDB-DF)..