Toma posse amanhã, as 12h, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte o novo presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Juca Ferreira, ex- ministro da Cultura do governo Dilma Rousseff.
Juca na verdade deve ser o titular da Secretaria de Cultura, pasta recém criada pela reforma administrativa da prefeitura, mas que ainda não virou lei. Por isso ele vai assumir nesse momento a FMC, instituição que, atualmente, concentra as decisões da pasta na capital.
No arcabouço da reforma já aprovada pela Câmara dos Vereadores, ela vai permanecer como unidade de captação e execução dos projetos culturais da cidade.
Antes de assumir o Ministério da Cultura durante o segundo mandato de Dilma Roussef, Juca Ferreira já havia comandado a pasta entre julho de 2008 e dezembro de 2010 no primeiro governo Lula, quando substituiu Gilberto Gil, de quem foi secretário.
Entre 2013 e 2014, ocupou o cargo de secretário de Cultura do Município de São Paulo. Foi ainda vereador em Salvador, secretário do Meio Ambiente do mesmo município, vice-presidente da Fundação OndAzul e representante da sociedade civil na elaboração da Agenda 21 Nacional.
Líder estudantil secundarista, participou, na juventude, de movimentos de resistência contra o Regime Militar. .