De acordo com o vereador de Belo Horizonte, Mateus Simões (NOVO), Salim é um dos fundadores do partido no estado e reúne todas as condições para participar da disputa. Sua candidatura, de acordo com Mateus, só precisa vencer alguns obstáculos: “Ele tem que querer, pois até hoje não houve manifestação oficial dele nesse sentido, o partido tem que cumprir as metas para ter candidato majoritário em 2018 e seu nome tem de ser escolhido em convenção”.
É que para participar da disputa ano que vem a legenda, de acordo com seu estatuto, precisa ter ao menos 3 mil filiados no estado. Ainda faltam cerca de mil. Caso a legenda não consiga o número mínimo de filiados, o partido poderá disputar apenas vagas na Câmara dos Deputados.
O estatuto do partido também determina que o nome de todos os pré-candidatos inscritos para cargos majoritários sejam aprovados pelos filiados, desde que eles cumpram alguns requisitos exigidos previamente, entre eles ter identidade programática com o programa liberal do partido.
“Há um desejo que ele seja candidato em função da decadência das autoridades políticas mineira. Hoje o estado não tem nenhum nome com estatura política e moral para isso”, avalia Mateus.
Mineiro de Oliveira, município da região Central do estado, Mattar é assumidamente liberal e já patrocinou várias organizações ligadas a esse corrente de pensamento que defende o estado mínimo e as liberdades individuais.
Em 2014 foi um entusiasta da candidatura de Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República.
No Youtube um vídeo em que o empresário fala sobre os dez conselhos que nçao seguiu na vida e que garantiram a ele sucesso em seu negócio, fundado em Belo Horizonte, em 1973, tem milhares de visualizações.Mattar não foi localizado pela reportagem para comentar uma possível candidatura..