A mesma pesquisa mostra que 83% da população considera que o presidente Michel Temer teve participação direta "nos esquemas de corrupção descobertos pela Lava Jato com a gravação dos donos do JBS".
Joesley gravou uma conversa que teve com Temer em março, no Palácio do Jaburu. Na ocasião, o empresário indicou que fazia pagamentos ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e ao corretor Lúcio Funaro para evitar que os dois assinassem um acordo de colaboração com a Lava Jato.
No diálogo, Joesley diz ter zerado "pendências" com Cunha a fim de manter bom relacionamento com o deputado cassado. Temer, neste momento, responde: "Tem que manter isso, viu?". Joesley acrescenta: "Todo mês".
A gravação faz parte do inquérito da Polícia Federal e deverá embasar a denúncia contra Temer que a PGR vai apresentar.
O levantamento do Datafolha mostrou ainda que, após a revelação dos detalhes da delação dos donos da JBS, a avaliação positiva do governo Temer oscilou negativamente de 9% para 7%. Trata-se do menor índice dos últimos 28 anos, segundo a série histórica de pesquisas do instituto. Desde abril, a parcela da população que considera o governo ruim ou péssimo subiu de 61% para 69%.
O Datafolha ouviu 2.771 entrevistados em todo o País entre os dias 21 a 23 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
O Estado de S. Paulo..