A condenação em primeira instância pode inviabilizar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a presidente da República nas eleições do ano que vem.
Leia Mais
Apesar de condenar Lula no caso do tríplex, Moro não decreta prisão do petistaMoro diz que não sente 'satisfação pessoal' com condenação de Lula Lula era 'líder máximo' do esquema de corrupção na PetrobrasJuiz Sérgio Moro condena ex-presidente Lula a nove anos e meio de prisãoSérgio Moro diz que se sentiu intimidado por ex-presidente LulaEmbora a Lei da Ficha Limpa impeça a candidatura apenas de pessoas condenadas por órgãos colegiados, ou seja, um tribunal, o artigo 86 da Constituição Federal estabelece que o simples recebimento da denúncia contra um presidente da República pelo Supremo Tribunal Federal (STF) é causa para seu afastamento.
Sendo candidato a presidente e vencendo as eleições, Lula já assumiria na condição de réu de um processo que seria transferido para o STF, por isso, teria que se afastar e a cadeira assumida pelo seu vice.
“Na literalidade da Lei das Inelegibilidades, hoje ele poderia ser candidato. Mas o cargo que ele pretende disputar, que é de presidente da República, tem essa exigência que pode impactar na pretensão dele”, diz o promotor Edson Resende, coordenador das promotorias eleitorais de Minas Gerais.
“É incompatível com a grandeza do cargo a condição de réu. Eu particularmente tenho a tese que aquele que tem a condição de réu, ainda que sem condenação ou apenas em primeira instância, estaria impedido de assumir o cargo. Se não poderia assumir o cargo, para que disputar a eleições, ganhar e não poder tomar posse já que é réu?”, completou Edson Resende.
Diplomação
De qualquer forma, a defesa do ex-presidente ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), onde um grupo de desembargadores poderá manter a condenação ou absolvê-lo.Se o caso for julgado pelo TRF-4 antes da eleição e Lula for condenado, o petista corre o risco de ter o registro de candidatura negado.
Já se o TRF-4 julgar o processo após o prazo para registro de candidaturas, Lula poderá tanto ter o registro cassado como concorrer com uma liminar.
Se a condenação ocorrer após a diplomação, a lei prevê que o diploma seja declarado nulo..