A votação da admissibilidade da denúncia por corrupção contra o presidente Michel Temer (PMDB) na Câmara dos Deputados está dando bem menos ibope do que o processo de impeachment da sua antecessora.
Até esta quarta-feira (19), a Central de Comunicação Interativa da Casa, que reúne os serviços de 0800 e Fale conosco, teve apenas 597 manifestações espontâneas da população. Destas, 540 foram pela aceitação da denúncia e 57 contrárias à instauração de processo contra Temer no Supremo Tribunal Federal ou no Congresso, onde tramitam pedidos de impeachment contra o peemedebista.
Na época do impeachment de Dilma, a procura por populares foi bem maior. De acordo com a Câmara, foram 23.682 pessoas que ligaram ou mandaram e-mails pelo Fale Conosco. Destes, 15.969 pediram que o Congresso aprovassem o impeachment e 7.726 que o pedido fosse rejeitado.
Os números não contabilizam as mensagens enviadas aos e-mails dos deputados e nem mensagens de whatsapp.
Pelo menos dois sites, o #342 e o Mapa do Afasta Temer, estimulam a população a se manifestar, oferecendo os endereços eletrônicos dos parlamentares e telefones dos gabinetes. Neles, os interessados podem ver o levantamento de como estão os posicionamentos dos deputados.
A votação no plenário será nominal, como no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Cada deputado será chamado a se manifestar ao microfone.