A Câmara Municipal de Belo Horizonte anunciou que vai entrar com recurso, nesta segunda-feira (7/08), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, pedindo a retomada da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a PBH Ativos. Os trabalhos do grupo foram suspensos por decisão liminar concedida pelo Judiciário no dia 28 de julho, quatro dias depois de ser aprovada a convocação do ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB) para prestar esclarecimentos no dia 18 de setembro sobre a empresa criada por ele.
Leia Mais
Vereadores de BH protestam contra suspensão da CPI da PBH Ativos, criada por Lacerda TJMG suspende CPI que investiga PBH Ativos, criada por Márcio LacerdaLacerda é convocado a depor na CPI da PBH Ativos, na Câmara MunicipalCPI na Câmara de BH vai investigar PBH Ativos, criada por LacerdaEm clima tenso, Marcio Lacerda é ouvido em CPI da PBH Ativos na Câmara de BHJustiça derruba liminar que suspendia a CPI da PBH Ativos, criada na gestão de Lacerda Câmara de BH vota hoje Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018O grupo investiga a empresa e possíveis irregularidades cometidas em operações financeiras comandadas por ela durante o governo Lacerda.
A argumentação na concessão da liminar foi que faltavam critérios técnicos na CPI e que deveria haver averiguação do exercício da atribuição fiscalizatória do Legislativo.
O presidente da Câmara Henrique Braga (PSDB), que recebeu nessa sexta-feira um manifesto de representantes da sociedade civil em apoio à CPI, disse neste sábado (5) que espera que a Justiça autorize a continuidade da investigação. Os argumentos da petição serão definidos pelo jurídico do Legislativo.
Troca de nomes
“Se o ex-prefeito entrou com um pedido de liminar, a obrigação nossa é defender o direito do Legislativo de investigar. A função do parlamento é fiscalizar o município e esperamos que a Justiça possa nos permitir exercer esse direito”, afirmou Henrique Braga.
O presidente da câmara disse que vai aguardar a decisão colegiada do tribunal, pois a liminar foi individual, mas adiantou que, se o problema for a presença dos dois vereadores oposicionistas na comissão, pode até trocar os nomes. “Trocaria até todos os vereadores, porque o interesse da câmara é ver se tem algo errado na PBH Ativos”, disse.
Lacerda diz que não quer barrar investigação
Em nota, o prefeito Marcio Lacerda reafirmou não ter intenção de impedir a comissão de funcionar.