A Assembleia Legislativa de Minas Gerais abriu pregão para comprar medalhas da Ordem do Mérito Legislativo. São pedidas 40 unidades na cor prata, com tamanho e desenho idênticos, cunhadas em liga de cobre e zinco (latão). As comendas são oferecidas a personalidades que tenham contribuído com Minas Gerais, na visão dos deputados estaduais.
Segundo o pregão, as medalhas devem conter pendentes de argolão metálico e colar de fita de gorgurão chamalotado nas cores vermelha e branca. Vem ainda um estojo “tipo comendador”.
No edital, a Assembleia informa que as condecorações pedidas são as que serão entregues aos agraciados com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo 2017. As propostas já estão sendo recebidas e serão escolhidas na modalidade menor preço.
A condecoração foi criada pela resolução 2.778/1982 e é concedida pelo presidente da Assembleia e pelos membros do conselho da ordem em três graus: Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. Geralmente são contemplados políticos, empresários e personalidades do meio artístico.
Conter custos
A Assembleia informou que o valor da compra não foi divulgado "em função do processo de concorrência, que está disponível no setor de compras". De acordo com o Legislativo, ainda não há definição de data nem do formato do evento deste ano.
A ALMG informou, ainda, que "a homenagem é realizada de dois em dois anos, sempre em anos não eleitorais, para conter custos e valorizar as pessoas que recebem".