(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretário de Segurança de BH deixa cargo para dar aula em Nova York

Cláudio Beato deixará o cargo na próxima terça-feira (22) e vai atuar como colaborador da Prefeitura de Belo Horizonte enquanto estiver fora


postado em 18/08/2017 08:31 / atualizado em 18/08/2017 11:48

A atuação de Cláudio Beato, na Universidade Columbia, será na cátedra ''Dra. Ruth Cardoso''(foto: Lia de Paula/Agência Senado )
A atuação de Cláudio Beato, na Universidade Columbia, será na cátedra ''Dra. Ruth Cardoso'' (foto: Lia de Paula/Agência Senado )

O secretário municipal de Segurança Urbana e Patrimonial de Belo Horizonte, Cláudio Beato, anunciou na noite dessa quinta-feira que vai deixar o cargo temporariamente.

"Partindo muito entusiasmado para novos desafios. A partir de agora, licencio-me da UFMG e da PBH, e estarei por um ano acadêmico dando aulas na Universidade de Columbia, Nova York", postou o secretário em sua página no Facebook.

Beato deixará o cargo no próxima terça-feira (22), depois de pouco mais de oito meses comandando a secretaria.  Também  em sua página no Facebook, o secretário  revela como se sente diante da decisão:  "Tranquilo, por estar deixando uma equipe extremamente competente e dedicada na Secretaria de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte.

Beato dará aulas  na Universidade de Columbia sobre 'Justiça Criminal e Polícia  na América Latina e no Brasil. “Vou sair apenas pelo período de um ano acadêmico, que corresponde a nove meses, retornando, ao final, para Belo Horizonte”, informou o secretário.

Colaborador


De acordo com  informações postadas no site da  Prefeitura de Belo Horizonte, durante sua temporada no exterior, Beato atuará como colaborador da prefeitura, "permanecendo no papel de mentor intelectual do sistema de segurança municipal".

Hoje,  o salário de um secretário da prefeitura é de  R$ 20.846. A assessoria de imprensa da secretaria informou ao em.com.br, no fim da manhã desta sexta-feira, que Beato não será remunerado na função de colaborador.

A Secretaria será assumida pelo atual corregedor da Guarda Municipal, Genilson Ribeiro Zeferino.

Legado


Cláudio Beato é o primeiro secretário  municipal de Belo Horizonte ligado à  segurança pública. O ineditismo da pasta na capital veio a reboque da eleição do prefeito Alexandre Kalil (PHS), que, durante a campanha eleitoral, prometeu tomar medidas para  tratar da insegurança na cidade.

O em.com.br publicou, uma semana depois da posse, uma entrevista com Beato que anunciou , na época, que gostaria de deixar com legado para a capital "um modelo de segurança".

Reconhecimento


Ao anunciar seu afastamento, o secretário disse que considera o convite recebido para lecionar na Universidade da Columbia como um fruto do reconhecimento de sua trajetória acadêmica e profissional. Ele destacou ainda que avalia a oportuniade como "uma chance de transmitir para alunos de todas as partes do mundo a experiência adquirida na Prefeitura de Belo Horizonte."

“Tive aqui uma oportunidade única de trabalhar com políticas públicas na área de segurança do município e essa experiência adquirida, sem dúvida, será importante lá, para ser transmitida e também estudada no âmbito da Universidade de Columbia”, afirmou.

Cadeira de Ruth Cardoso


A atuação de Cláudio Beato, na Universidade Columbia, será na cátedra “Dra. Ruth Cardoso”, conferida pela Comissão Fulbright, pela CAPES (Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação) e pela própria Universidade de Columbia.

“Trata-se de um prêmio muito importante dado a professores brasileiros e que, para mim, representa uma oportunidade profissional irrecusável, sobretudo por consistir em uma forma de reconhecimento da importância da área de criminologia latino-americana pelos Estados Unidos”, explica Beato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)