A empreiteira Odebrecht está negociando um acordo de leniência com a Advogacia-Geral da União (AGU). De acordo com uma fonte do alto escalão da empresa, ouvida pela reportagem, a definição das regras do contrato já estão em estágio avançado e o acordo deve ser anunciado nas próximas semanas. Em decorrência da colaboração, a Odebrecht vai repassar informações importantes para o governo sobre o esquema de corrupção investigado pela Lava-Jato.
A Odebrecht já firmou um acordo do tipo com o Ministério Público Federal (MPF), no qual se comprometeu a pagar uma multa de R$ 3,28 bilhões, divididos em 23 parcelas anuais. Como a multa é corrigida pela taxa selic, o total final pago pela empresa deve ser de R$ 8,5 bilhões. A primeira parcela já foi paga, em 30 de junho.
Além do acordo negociado pela Odebrecht, a UTC Engenharia também concretizou um contrato de leniência com a AGU. Em decorrência da colaboração, as instituições evitam punições e podem continuar participando de licitações e contratos com o governo federal.