A popularidade do presidente Michel Temer (PMDB) está em baixa. Pesquisa realizada pelo Ibope – a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – mostra que apenas 3% dos brasileiros consideram o governo do peemedebista como ótimo, enquanto 16% o classificam como regular e 77% como ruim ou péssimo.
Outros 3% não responderam ao questionário. De acordo com a CNI, a soma dos percentuais da avaliação do governo totaliza 99% em razão de arrendondamento das casas demais.
O levantamento foi feito entre os dias 15 e 20 deste mês e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A última pesquisa feita pelo Ibope foi divulgada em julho deste ano, quando ele era aprovado por 5% dos entrevistados e reprovado por 70% deles.
A maneira de governar de Michel Temer também foi avaliada pelos entrevistados. Os índices foram semelhantes: 7% aprovam, 89% desaprovam e 4% preferiram não opinar. Há dois meses, 11% dos brasileiros estavam satisfeitos com o jeito Temer de governar, 83% reprovavam e 5% não responderam à pergunta.
Questionados sobre a confiança no presidente, 92% afirmaram que não confiam em Temer. Outros 6% se disseram confiantes e 2% não responderam.