Mesmo condenado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro a nove anos e meio de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para presidente da República em 2018, segundo a última pesquisa do instituto Datafolha.
Em diferentes cenários, o petista aparece com pelo menos 35% das intenções de voto, em vantagem significativa sobre o principal adversário.
Na segunda colocação, há um empate técnico entre Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva (Rede). Em distintos cenários, ele tem entre 16% e 17%, e ela varia de 13% a 14%.
Pela primeira vez na série de pesquisas do Datafolha, Lula lidera também em todos os cenários de segundo turno. A exceção seria uma eventual disputa com o juiz Sérgio Moro - nesse caso, haveria empate técnico.
Em junho, o petista teria entre 29% e 30% das intenções de voto e os dois presidenciáveis (Bolsonaro e Marina) em segundo lugar, respectivamente, 16% e 15%.
O levantamento consultou 2.772 pessoas, em 194 municípios e foi feito na quarta e na quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.