Os proprietários de imóveis em Belo Horizonte deverão fazer a atualização cadastral pela internet, no site https://fazenda.pbh.gov.br até 23 de novembro. Com base nessas informações, a PBH vai fazer o cálculo do IPTU de 2018.
Leia Mais
Ministério Público dá parecer contra aumento do IPTU de BHPrefeitura de BH vai vistoriar imóveis com IPTU'2017 calculado por levantamento aéreo Alexandre Kalil afirma que quitou dívida de IPTU com a PBH Servidores acusam PBH de articular para retirar benefícios da categoriaBH perde R$ 300 mil por dia sem votar projeto que aumenta tributosPrefeitura de BH prevê orçamento de R$ 12,5 bilhões em 2018O recadastramento está previsto no Programa de Autorregularização das Informações do Cadastro Imobiliário Municipal (Paci), criado pelo Decreto 16.718/17.
Para regularizar a declaração de área construída dos imóveis, é preciso o índice cadastral e o código de acesso, dados que serão enviados, na primeira quinzena deste mês, para os contribuintes selecionados.
Quem não atualizar os dados do imóvel receberá a guia do ano que vem com base nas medidas aferidas em levantamento aéreo realizado em 2015 – e que vem sendo utilizado para atualizar a característica dos imóveis.
Pelo site, o contribuinte poderá concordar com os dados lançados pela Prefeitura ou modificá-los. Posteriormente haverá uma fiscalização. Havendo divergências entre o informado e o apurado, o imóvel estará sujeito a um lançamento complementar de IPTU.
De acordo com nota divulgada pela PBH, o valor dos imóveis sem irregularidades no cadastro da Prefeitura será acrescido somente da correção monetária do IPCA/E.
Os questionamentos relativos aos valores do IPTU poderão ser apresentados durante o período de atendimento especial, geralmente em janeiro. .