Esta marcada para esta terça-feira (17) votação no Senado para decidir se o senador Aécio Neves (PSDB/MG) deve ou não continuar afastado do mandato. A sessão está prevista para começar à tarde e se estender até o início da noite.
Leia Mais
Decisão que ordena votação aberta sobre Aécio surpreende secretário do SenadoVotação sobre afastamento de Aécio deve ter ausência de 12 senadoresRonaldo Caiado cai de mula e desfalca votação de caso Aécio no Senado Moraes é relator de mandado de segurança para que votação sobre Aécio seja abertaRandolfe recorre ao STF para que votação sobre Aécio no Senado seja abertaMinistro do STF determina votação aberta para afastamento de AécioSenado deve adiar votação de afastamento de AécioAécio nega as acusações e se diz “vítima de armação”. O STF decidiu que medidas cautelares que afetem o exercício do mandato de parlamentares devem passar pela Câmara e pelo Senado.
Parlamentares da base e da oposição se movimentam com o objetivo de reverter a medida. Alegando que o Poder Judiciário não pode prevalecer sobre o Legislativo, e recorrendo à Constituição para dizer que não é possível afastar um parlamentar no exercício do mandato, os senadores se mobilizam na tentativa de explicar que não se trata de defender Aécio e sim o próprio Senado Federal.
A decisão do Supremo também tem provocado divergências entre os próprios ministros do Corte que questionam a constitucionalidade do ato. Votaram pelo afastamento os ministros Luiz Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes foram contra..