Preferência nacional, a cerveja pode sumir das propagandas nos canais abertos de televisão e rádio. Um projeto de lei para regulamentar a publicidade da bebida aguarda parecer na Comissão de Seguridade Social e Família, na Câmara dos Deputados. O texto reuniu outras propostas para mudar as regras de publicidade, como o que determina a inclusão de imagens mostrando os efeitos do álcool. Em Minas Gerais, proposta na mesma linha será apresentada na Assembleia Legislativa.
Leia Mais
Projeto que tramita na Assembleia de Minas cria "cerveja da paz"Propaganda de cerveja poderá sofrer restriçõesTemer sanciona projeto que torna Blumenau a 'Capital Nacional da Cerveja'Com o mesmo argumento, o deputado Antônio Jorge (PPS), está gestando um projeto de lei e fará audiência pública para debater o tema na Assembleia mineira. A reunião será feita pela Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas. O deputado diz que, embora a legislação sobre a propaganda seja de competência da União, os estados podem legislar de forma complementar sobre temas como saúde, defesa da criança e do adolescente e do consumidor.
Antônio Jorge diz que a lei federal que regulamenta o tema só considera bebida alcoólica produtos com teor superior a 13 graus Gay Lussac, o que deixa de fora a cerveja. “Isso não se sustenta moralmente e nem tecnicamente. Os Códigos Civil e Penal estabelecem 0,5 grau Gay Lussac”, argumenta.
Em Brasília, o deputado André Fufuca também propôs este ano que as bebidas alcoólicas tenham de exibir imagens nos rótulos, indicando os efeitos negativos do consumo. Segundo o projeto, as fotos seriam de veículos em colisão ou cenas decorrentes de acidentes em que o motorista estava embriagado por ingestão de bebida alcoólica. A proposta foi anexada à que proíbe os comerciais. (Com informações da ALMG).