O juiz federal Sérgio Moro, símbolo da Operação Lava Jato, afirmou nesta terça-feira, 24, durante o Fórum Estadão Operação Mãos Limpas & Lava Jato, que "não se resolve problemas de corrupção somente com processos judiciais". Para o magistrado, são necessárias "reformas mais abrangentes".
Segundo o juiz da Lava Jato, os processos são importantes e também "a redução da impunidade é fundamental". Sérgio Moro declarou. "Falo isso como cidadão."
"Se esses crimes não têm resposta institucional, a tendência é crescerem", afirmou. "Mas a redução da impunidade pelos processos judiciais não é condição suficiente. É necessária reforma para diminuir incentivos e oportunidades de corrupção."
O evento é uma associação entre o jornal
O Estado de S. Paulo
e o Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP). O painel, reservado para convidados, será mediado pela jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do Estado, e pela economista Maria Cristina Pinotti, do CDPP. Terá ainda a participação do diretor de Jornalismo do Estado, João Caminoto, e do economista Affonso Celso Pastore, do CDPP.