São Paulo - Foi aberta a temporada de lançamentos de candidaturas "alternativas" à Presidência. O PCdoB, o Novo e o PSC vão anunciar, oficialmente, neste fim de semana, seus pré-candidatos ao Planalto em 2018.
Leia Mais
Congresso do MBL terá foco em 2018 e presença de Doria'Desse jeito, vamos dar a presidência ao Lula em 2018', diz Aloysio NunesGleisi diz que alianças do PT em 2018 serão com partidos de esquerda'PSDB nunca foi exclusivista, tem os parceiros', diz tucano sobre eleição em 2018Eleições 2018 serão terreno fértil para nomes fora da elite partidáriaLeia Mais
Congresso do MBL terá foco em 2018 e presença de Doria'Desse jeito, vamos dar a presidência ao Lula em 2018', diz Aloysio NunesGleisi diz que alianças do PT em 2018 serão com partidos de esquerda'PSDB nunca foi exclusivista, tem os parceiros', diz tucano sobre eleição em 2018Eleições 2018 serão terreno fértil para nomes fora da elite partidáriaSegundo a deputada Renata Abreu (SP), presidente do Podemos, o partido tem conversado com siglas pequenas, como PRP e PTC, e médias, como a Rede.
"A gente está procurando fazer uma coligação majoritária. O conceito político do Podemos é muito parecido com o da Rede", disse a deputada.
A Rede, apesar de não ter lançado oficialmente sua chapa, já tem um nome para a Presidência: a ex-ministra Marina Silva, candidata e terceira colocada nas duas últimas eleições.
Vice
Sobre a possibilidade de entrar na disputa pela Vice-Presidência, contudo, Renata é categórica. "Nós do Podemos não abrimos mão da candidatura do Álvaro, não vamos ser vice."
Neste sábado, 18, será a vez de o PSC lançar, em Salvador, o seu nome para a disputa. Com a saída já dada como certa do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) para o Patriota, o PSC espera aumentar o passe para 2018 com o lançamento do presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, para a Presidência. Filiado ao PSC desde outubro, o economista é bem visto pelo mercado e vai estrelar o programa da sigla na TV na próxima semana.
Também no sábado, o Novo anuncia sua estreia em eleições majoritárias.
Esquerda
Com o PT desde 1989, o PCdoB decidiu lançar um nome próprio ao Planalto: a deputada estadual Manuela D’Ávila (RS). Sua candidatura será anunciada na convenção nacional do partido, neste fim de semana. No evento, estarão presentes pré-candidatos mais bem posicionados em pesquisas: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT). Apesar de Manuela negar a possibilidade de integrar uma chapa como vice, membros do próprio PCdoB a veem como um bom nome para compor o bilhete ao lado de Lula. .