Foi lida na sessão desta quarta-feira o Projeto de Lei 4.827/17 de autoria do governador Fernando Pimentel (PT) que autoriza a venda de até 49% do capital da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig).
Leia Mais
Nomeação para a Codemig reforça o contracheque de secretáriosPT e aliados miram comando da CodemigDepois de aprovar venda, governo de MG vai desmembrar CodemigAssembleia de Minas promete novos embates em ano eleitoralPimentel sanciona lei que coloca metade da Codemig à vendaGoverno de MG vai vender praticamente metade da CodemigA medida faz parte do pacote de medidas do estado que pretende capitar recursos para aliviar dificuldades em caixa. “Seria possível promover ainda mais projetos destinados ao bem-estar dos mineiros, mas com menor sacrifício aos cofres públicos”, informa a mensagem do Executivo.
A proposição é autorizativa e estabelece que o Estado manterá em seu poder, no mínimo, 51% das ações com direito a voto. O controle da Codemig também não poderá ser transferido sem autorização legislativa.
O texto encaminhado à Assembleia ainda reforça que o fato de a Codemig já ser constituída sob a forma de sociedade anônima e estar adaptada à Lei Federal 13.303, de 2015, no que toca às licitações e contratos, facilita a mudança pretendida..