(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

João Doria será orador e homenageado em cerimônia na Câmara de BH nesta quinta-feira

Além do prefeito de São Paulo, o presidenciável Ciro Gomes (PDT), além de pastores e padres receberão o Grande Colar do Mérito Legislativo


postado em 06/12/2017 20:06 / atualizado em 06/12/2017 20:26

O prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) será o orador da entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O tucano foi escolhido pela mesa diretora da Casa para falar em nome dos homenageados da noite. Entre os que receberão a honraria está o presidenciável Ciro Gomes (PDT), além de pastores e empresários. Clique aqui e leia a lista completa.

Para figurar na lista de agraciados é necessário que a pessoa tenha sido indicada por algum dos vereadores. A decisão de ter Dória como orador, contudo, causou polêmica e a bancada do PT, PCdoB já adiantaram que não participarão da sessão. O PSOL já não participaria devido a outra agenda, mas endossou o "repúdio" a escolha do tucano paulista.

A cerimônia está prevista para ocorrer nesta quinta-feira, às 20h, na Câmara de BH, localizada no Bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital.

Em nota conjunta, os vereadores Pedro Patrus e Arnaldo Godoy – ambos do PT -, afirmaram que foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira com a publicação no Diário Oficial do Município (DOM) da lista de agraciados e que trazia a informação de Dória como orador.

Quem estava destacada inicialmente para a função era Maria Lisboa, filha de Alaíde Lisboa, primeira vereadora eleita na capital, mas, segundo os petistas, ela declinou do convite em postura crítica contra episódios recentes de supressão de direitos ocorridos na Casa.

“É um absurdo usar uma homenagem, que é a maior comenda da Câmara Municipal, representando o povo de Belo Horizonte, para homenagear e fazer palanque para um político que não tem qualquer empatia com nossa cidade e nem com sua população”, afirmam os vereadores.

Ainda na nota, os vereadores afirmam que Dória é avaliado em sua própria cidade como sendo ausente, o que torna a homenagem feita pela Câmara de Belo Horizonte descabida. Como poderemos cobrar seriedade do prefeito Alexandre Kalil e seu comprometimento com Belo Horizonte, se recebemos, aqui na Câmara Municipal, um prefeito que, em 8 meses de governo, fez quase 20 viagens numa clara pré-campanha e ficou 48 dias fora de sua cidade? Dória não é um político digno do Grande Colar”, afirmam no texto.

Já prevendo polêmica e possíveis manifestações contrárias, o assunto tem sido tratado na Casa com certo sigilo, a pedido do presidente da Câmara, vereador Henrique Braga, do mesmo partido que Dória, o PSDB.

Normalmente, no site da Casa é feito a divulgação da cerimônia, mas, desta vez, a opção foi apenas por divulgar no DOM. A reportagem entrou em contato com o Braga, via telefone, mas ele não atendeu as ligações.

Além de Dória e Ciro, estão na lista o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Claúdio Couto Terrão, o vice-prefeito Paulo Lamac (Rede), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador José Edgard Penna Amorim Pereira, além de pastores, padres e empresários.

O grande homenageado do Grande Colar do Mérito neste ano é Cyr Assumpção. Ele foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte no período da redemocratização, em 1947. A gestão dele completa 70 anos em 2017.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)